Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

09/01/2017

Uma quiche merengada de cenoura... surpresa!

Esta foi uma primeira tentativa de fazer uma quiche merengada. Optei por cenoura e queijo chèvre, com um merengue de espinafres. Veja como!
Para já vou começar pela versão original...trabalhosa, no final dou umas dicas para quem quer ter menos trabalho.

Para a massa:


140 gr farinha de trigo
100 gr de farinha de centeio
60 gr manteiga
30 gr de azeite
30 gr banha
5 cl água
Sal grosso q.b.
1 c. sobremesa de tomilho
1 c. sobremesa de orégãos 




 

Colocar as farinhas em monte, com um buraco no meio e adicionar as gorduras. Começar a envolver de dentro para fora e juntar a água, até formar uma bola.
Cubra-a com película aderente. Leve ao frigorífico 30m (no mínimo) para repousar.

Estenda a massa e coloque numa tarteira, pique com um garfo e leve ao forno aquecido a 180º durante cerca de 30 minutos.

Entretanto vá preparando o puré de cenoura, basta cozer a cenoura descascada e cortada aos pedaços em muito pouca água (também pode substituir a água por leite), adicionar 2 dentes de alho e temperar a gosto. Depois de bem cozida triturar e reservar.
Cozer os espinafres, escorrer bem e triturar.

Retirar a tarte do forno, cobrir com rodelas de chèvre e puré de cenoura e voltar a colocar no forno por mais 15 minutos.





Entretanto bater as claras em castelo e incorporar o puré de espinafres, o mais bem escorrido possível. Colocar num saco de confeiteiro (se não tiver pode improvisar com um saco de plástico, basta cortar a ponta), retirar novamente a tarte do forno e decorar, se quiser salpique com rebentos de alho.
Colocar no forno mais alguns minutos, depois... delicie-se!

E como o prometido é devido... cá vai a versão "fast & easy"
Em vez de fazer a massa... compre feita. Cubra a tarteira, deixando o vegetal por baixo, leve ao forno de preferência com algum peso em cima. Em vez de puré de cenoura, depois de cobrir o fundo com o queijo, basta ralar as cenouras, temperar e colocar uns salpicos de azeite e colocar por cima.
Leve ao forno com queijo ralado por cima. Ésta receita é bem mais simples...mas também muito boa.








Sem comentários:

Enviar um comentário