Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

02/12/2016

Um prato a cheirar a Natal...


O Natal está a espreitar e o frio vem a acompanhar. E que tal umas bochechas de vaca em vinho tinto, com especiarias?



Receita para 2 pax
Ingredientes:
 2 bochechas de vaca, 3 dentes de alho, uma cebola pequena, 1 cenoura, 4 rodelas de chouriço de vinho, 1 troço de rama de alho francês (parte verde), flocos de pirpiri qb, sal, 1 c.c. sementes de cominho, 1c.c. sementes de mostarda, 1/2 estrela de anis, 1 cravinho, 1/2 pau de canela, 1 folha de louro, 3 copos de vinho tinto e 1 copo de caldo de carne. 

Confecção: Se tiver uma CiCi (Cuisine Companion da Moulinex)

Cortar a cebola aos gomos, a cenoura às rodelas, esmagar os dentes de alho e juntar os restantes ingredientes na taça. Programar o slow cook durante 2.30h a 95º com a tampa de vapor fechada. 
No final da cozedura retirar as bochechas, coar o molho e deixar reduzir. 
Se fizer na panela de pressão, tudo igual, durante 2 horas.
 



Sugestão: Servir com puré de couve flor e cenoura  e com batatas aos gomos finos assadas na sertã com um fio de azeite, pó de alho, colorau, sal e rosmaninho.



Puré de couve flor e cenoura . Receita para 12 doses.

Ingredientes
1 couve flor pequena, 2 cenouras, 2 dentes de alho, 1 dedo de gengibre, 3 colheres de sopa de manteiga, 250cl de leite, 1 colher de chá de sementes de sésamo, Azeite, sal. Pimenta e QB


Confeção
Começar por colocar azeite, alho francês (às rodelas, a parte branca) e alho com a vel.2 e temperatura 40, com a lâmina para amassar, durante mais ou menos 10 minutos, enquanto prepara, lava e corta em pequenos pedaços o resto dos ingredientes. Quando juntar a couve flor e a cenoura, aproveitar para juntar o gengibre ralado, o leite e temperar. Aumentar a temperatura para 95 e o tempo para 20 m. Nos minutos finais triturar na potência maxima, juntar a manteiga e quando servir salpicar com a parte verde do alho francês e com sementes de sésamo. 

Se não tiver uma Cici, comece num tacho a alourar o alho francês, a cebola e o alho, depois os restantes ingredientes cozer aprox. 20 minutos, triturar e seguir os restantes passos.




Sem comentários:

Enviar um comentário