Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

12/05/2016

No Porto School Hotel entre as "Estrelas"! (Parte IV - Henrique Sá Pessoa)

"Last but not least"...chegou o dia do Chef Henrique Sá Pessoa, ao contrário do que se passou com as outras "Estrelas", primeiro cozinhámos e só depois é que ficámos a saber tudo o que o levou a seguir este caminho, que tem tanto de conquistas como de sacrifícios!
Apesar de gostar de cozinhar, esta profissão veio ao encontro dele por mero acaso e por "Intercâmbio Cultural nos States" onde foi aliciado pelo o Instituto Cordon Bleu,
 aí estudou e se converteu à gastronomia. Passou muitos anos fora de Portugal, em Londres e mais tarde Sidney, só voltando em 2002. A partir daí as oportunidades foram surgindo com naturalidade.
Em 2005 recebeu a distinção de «Chef Cozinheiro do Ano», o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal, em 2007 foi galardoado com a Taça Horexpo... e não parou por aí!

Como entrada apresentou-nos um prato vegetariano com influências marroquinas: Bulgur, cenouras biológicas e queijo chèvre. De execução simples, mas cheia de segredos explosivos, com apontamentos cítricos e doces e texturas crocantes e aveludadas. Um prato completo e cheio de sabor a pedir um
Pommery Brut Royal Champagne a acompanhar.

O prato que me faz pecar: Barriga de Leitão com puré de batata doce e couve Packchoi... mais segredos e muitos dias de trabalho:



...e finalmente a sobremesa: Bomba de chocolate e caramelo com sorbet de avelãs com a sugestão de vinho do Porto: Porto Tawny 20 anos
Com a ajuda da Ana Pinto e do meu célebre telemóvel (com a imagem do empratamento original) a doce obra de arte tomou forma, durante muito pouco tempo, porque muitos eram os formandos de colher na mão, preparados para dar cabo dela!



Entre Ingredientes Secretos e restaurantes com muita "Alma", Henrique Sá Pessoa continua um apaixonado pelo que faz:
"O que se perde por um lado, ganha-se com a profissão, o que damos no dia a dia, vai sempre fazer diferença um dia mais tarde"
...confirma-se,  conseguiu conquistar um lugar ao Sol... no meio das "Estrelas".



Sem comentários:

Enviar um comentário