Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

11/04/2016

Um almoço muito doce na EHTP!



Mais uma vez , na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto,

Com um pouco de atraso, aqui vai a nossa opinião sobre esta ementa.

O almoço começou com um crocante "Corneto de Tomate"...




A ementa sugeria vinho verde da
Quinta da Lixa, mas porque Verde não era do agrado de todos, seguimos para um maduro tinto Dão.



Enquanto o serviço não saía da cozinha, atacámos um pãozinho  cheio de sementes de papoila, suficiente para nos acomodar.







O "Tomateto" - Corneto de tomate
Massa salgada fina e estaladiça, mousse de requeijão, compota de cebola caramelizada, compota de tomate com bacon e rebentos de rábano. Entrada com elementos interessantes ao palato, em que o doce iniciou aqui timidamente a sua aparição.

“Ferrero Rocher” de fígado de aves  –  casquinha (grossa) de chocolate coberta com avelã e recheio de pasta de fígado de aves. A acompanhar puré de maçã e puré de ameixas. O fígado desagradou na combinação com o chocolate, agravado com a doçura do mesmo e dos purés. A doçura perdeu a timidez.
 



Tataki de atum – Blinis, atum selado,  espargos selvagens em polme e fritos, molho sweet chili e compota com pedacinhos de ananás. O atum apresentou-se bem confecionado, mas pedia uma companhia com sabores mais acidulados e salgados...... não se percebendo o papel dos blinis!



Magret de pato com citrinos.  Prato composto pelo dito no ponto, bem apresentado, com puré de cenoura, rolinho de courgete marinados em sumo de laranja (muito agradáveis), molho de citrinos, batata delfina, cogumelos e cebola caramelizada. O molho de citrinos deu-nos uma espectativa de acidez que não aconteceu, pois o doce teimou em dominar o prato.
 


Floresta negra nova versão – Será que o doce acabou?... Não, e neste caso ainda bem.  Biscuit de chocolate, chantilly, geleia de framboesa  e mousse de triple sec, coberto de mousse de chocolate, gota de chocolate negro e cereja caramelizada.
O melhor da festa: riscas de petazetas de chocolate . Funcionou.

Em resumo, e continuando a apreciar o talento e esforço dos alunos na preparação das ementas, no serviço e nos desafios ao palato que nos apresentam, neste caso pecou pelo excesso de doçura em todos os pratos, faltando claramente o ácido, o amargo, o salgado e o umami. Claro que estamos a exagerar, pois houveram elementos que os tiveram, e vamos continuar a apreciar e apoiar estes futuros Chefs de sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário