Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

19/04/2016

No Porto School Hotel entre as "Estrelas"! (Parte I - Pedro Lemos)

Somando as estrelas da gastronomia portuguesa, com as estrelas do Douro Royal Valley Hotel & Spa e não esquecendo a estrela Michelin do Pedro Lemos... posso dizer que estive numa formação entre estrelas!
No Porto School Hotel Best Of - 1st Edition o tema da formação foi o Vinho do Porto e o Champagne na Gastronomia Moderna, mas o que eu aprendi foi muito mais do que isso!
Cheguei à "Escola" no domingo... a expectativa era enorme e a primeira impressão foi fantástica!
O hotel é 5 estrelas... mas a vista dos quartos dos alunos é 6 estrelas! Depois da "Welcome Drink" e do Jantar, foi feito o sorteio dos grupos e dos respectivos "Chefes" e "Prato".


Ao longo de 4 dias, cada grupo de formandos tem um Chef como Tutor, que trabalha com o seu grupo na criação de uma ementa de fusão da Gastronomia com o Vinho do Porto e o Champagne.
E no último dia de formação realiza-se o Jantar-Concurso, aberto ao público, em que cada grupo apresenta um prato: Entrada, Peixe, Carne ou Sobremesa.

 Calhou-me o Pedro Lemos, que foi o primeiro
dos quatro a dar formação.
Segundo a opinião dos inspectores do Guia Michelin o seu restaurante:" Inserido numa casa em granito bem recuperada, no coração da foz do Douro, cuidado interior com uma decoração sóbria e elegante e uma simpática esplanada no terraço. Aposta na alta cozinha, tem um menu de degustação e cujos pratos podem ser pedidos individualmente como à carta. Uma estrela MICHELIN: uma cozinha de grande fineza. Vale a pena fazer uma etapa! "

Não sabia o que esperar de uma personagem  pouco mediática, mas de grande nome no mundo da cozinha, mas a simpatia e frontalidade do Chef  "conquistou-me".
"Sempre em rotura... todos os dias a evoluir!" é a sua postura no mundo, sendo a Intuição, o Conhecimento e a Partilha as suas palavras chave!
A sua relação com os produtos é muito simples, gosta de sabores puros e naturais que consegue extrair ao máximo.


Escolheu para nos apresentar como entrada um Carabinero marinado em citrinos, servido com um molho de comer e chorar por mais, as flores e folhas de Capuchinha não estavam no prato só para enfeitar, principalmente a folha que tem um travo apimentado semelhante ao do agrião.
Para acompanhar bebemos Champagne Pommery Brut Royal, elegante e vivo com notas intensas de frutos vermelhos, amplo e delicado que perdura na boca.



Seguiu-se o Pombo com puré de aipo, chantereles e salsifi frito. Mais uma vez sabores muito bem conseguidos para serem acompanhados pelo POMMERY Brut Rosé, Champagne delicado e romântico, de cor rosa pálido com nuances em tons salmão, apresentando bolhas finas e persistentes.


Para finalizar o Chefe adoçou-nos o palato com um trio de banana: sorvete, caramelizada e puré. Creme de alfazema e Pérolas de sagu.

Neste caso acompanhámos com Vinho do Porto Rozés.
Não me perguntem qual... tínhamos alguns à escolha:

Se quiserem descobrir os truques dos Chefes e as receitas... em Setembro há mais, fiquem atentos!




O primeiro dia foi longo e proveitoso e para terminar em grande a natureza ajudou...


PS . Agradeço ao Diogo Neuparth, da Social Foot Print todas as fotos da Porto School.

2 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Foi um prazer tê-la no Porto School Hotel/Douro Royal Valley Hotel & SPA***** como Formanda. A forma dedicada, entusiasta, curiosa e sempre disponível com que encarou, a todo o tempo, este desafio que se propôs enfrentar marcou-nos muito. Por tudo isso, pela forma como aqui descreve toda a aventura vivida e pelo gosto que demonstra pela área, digo-lhe que as nossas portas estão sempre abertas para a receber. Participar novamente na 2ª Edição em setembro, é algo a equacionar? Ficamos à espera de a ver por cá, com outros 4 grandes Chefs e, claro... o seu telemóvel para registar TODOS os momentos! Um grande beijinho, Elga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi meu...e se tiver disponibilidade...irei ...com o meu telemóvel assistir à formação de Setembro! Nem que seja só para fotografar.

      Eliminar