Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

06/03/2016

De volta à Escola!...

Voltámos à Escola de Turismo e Hotelaria do Porto, já estava com saudades! Dê uma volta connosco e fique a saber o que servem os alunos...
Finalmente, depois de uma ausência forçada e prolongada por incompatibilidade de horários,  voltámos e apesar de "fardas e caras novas" fomos recebidos bem... como sempre!
A ementa era simples, mas completa. Com sabores tradicionais e em sintonia e o vinho escolhido foi sugestão da Escola.



Riso, Colheita especial Tinto 2013. Castas: Touriga Nacional, Syrah, Alfrocheiro e Sousão.
Cor Ruby de boa profundidade aroma intenso e complexo, com saliência para os frutos vermelhos como o cassis e pretos como a ameixa , especiado a pimenta e canela, ligeiro cacau e chocolate fruto de uma boa maturação, madeira discreta e bem integrada. Na boca tem um bom volume , taninos de boa qualidade, acidez viva que lhe confere boa frescura, notas de frutos pretos e vermelhos, com um final longo e complexo. 


A entrada foi um Laminado de Polvo Marinado em Azeite, Misto de alfaces e Lascas de Queijo Parmesão, Maionese e Espuma de azeite..Faltava-lhe um pouco de acidez para ficar equilibrado.


Seguiu-se um consommé de rabo de boi com um dumpling recheado com a carne desfiada e puré cogumelos. Bem clarificado mas com pouco sabor e tempero. O puré de cogumelos sobressaiu na monotonia do prato.



O prato de peixe era composto por um naco de bacalhau confitado albardado com bacon, batata a murro, aros de cebola frita em polme, sobre um puré de Tomate e regado com azeite de coentros. Prato bem conseguido, pecando apenas por uma batata mal assada e ainda ligeiramente encruada.




Peito de frango recheado com chouriço, e coberto com sementes de sésamo pretas e brancas, tiras de polenta, molho de tomate, puré de espargos com natas, puré de abóbora, chutney de tomate, alho confitado e Cebolinho. Prato seguro, mas frango (pelo menos o meu) um pouco seco.



E chegou a sobremesa, um típico Pudim de abade Priscos, fios de ovos e cereja cristalizada. Potente


Se valeu a pena?...Vale sempre a pena, é um privilégio assistir à formação destes jovens cozinheiros e futuros profissionais da restauração.

Sem comentários:

Enviar um comentário