Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

17/03/2016

Almoço na EHTP... comentado e com (So)RISO a acompanhar!

Citando a página da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto:

"Decorreu no Restaurante Pedagógico da EHTP o Almoço Harmonização Vinhos e Gastronomia, estando em destaque os Vinhos Riso, Vinhos da Quinzena. Este almoço foi comentado pelo seu produtor e enólogo, Miguel de Sousa Otto, que nos contou um bocadinho da história dos 10 anos dos Vinhos Riso, nos conduziu a ligação com as iguarias e nos presenteou no fim com um reserva excepcional."...quer saber como foi???

A ementa era sugestiva:
Em relação ao vinho começámos pelo nosso
já conhecido Tinto Colheita Especial de 2013.


Antes de mergulharmos nos pratos uma referência especial ao aluno "chef", (não sei o nome :)), que foi incumbido de explicar os pratos.
Não se limitou a descrever os ingredientes, teve o cuidado de explicar como eram confeccionados, as técnicas, temperaturas, etc, chegando mesmo a entregar o ouro ao "bandido", quando nos detalhou com especial cuidado como replicar em casa... fantástico!











As entradas: O Camarão, o Chouriço e o Suco de Tomate


À esquerda: uma rodela de chouriço entre duas finas rodelas de batata  - Ao meio:água de tomate, temperada com molho inglês e molho de soja  - À direita:camarão espalmado, temperado com sal e pimenta, passado por ovo, pão ralado, queijo parmesão,  lascas de amêndoa antes de ser frito.

Dose limitada. Aquela batata merecia ser embalada em pacote, com muitas mais claro.... que belo snack. O camarão espalmado estava saboroso mas a consistência do panado era pouco crocante e um pouco elástica.  A água de tomate foi uma pequena surpresa, sentindo-se o picante e a vodka.

O “Cappuccino” de cogumelos:
Creme de Cogumelos Shitake, Portobello e Franceses, cebola e alho francês. Com uma quenelle de natas, espuma de hortelã e pó de bacon. Servido quente, como nem sempre acontece e no ponto de sabor...de resto, nada de novo. Cumpriu

Entretanto foi servido o RISO Colheita Especial Branco 2014 
Castas: Alvarinho, Arinto, Antão Vaz.  
Primeiro estranha-se ver castas nortenhas em vinhos do sul....mas....boa surpresa no palato e equilíbrio da acidez. Vinho ainda jovem no seu desenvolvimento mas já com carácter.




 O prato de peixe: O Robalinho em Caldeirada com Perfume de Lavagante

Fatia salmão sal e pimenta salteado, robalo fumado e selado em manteiga, uma rodela de lavagante cozido em água e sal. Cenoura e nabo bébés glaceados, rolinhos de courgete marinada em citrinos (laranja e limão), caviar de azeite e mel e caviar de azeite e malagueta. Salpicado com rebentos de alho. O molho: caldeirada apurada de peixe e cascas de lavagante. Prato completo, caldo intenso e saboroso, peixe excelentemente confeccionado, e sem medo de tempero.

Para harmonizar com a carne foi-nos finalmente apresentado o RISO Reserva Tinto 2011
Castas: Touriga Nacional e outra... a Sousão.

Fiquei adepto da "outra"....vinho cheio, a fazer lembrar algumas vinhas velhas do Douro. Não sendo especialista ou critico de vinhos apenas posso dizer, gostei e repeti. Aconselho a experimentarem.... Aqui faço também referência ao tinto entrada de gama que acompanhou os cogumelos, suave e ainda em crescimento, mas bem trabalhado pelo enólogo.


A carne: Lombo de Vaca, Presunto, Espinafre e Massa Folhada
O Lombinho de vitela depois de temperado com sal, pimenta e selado foi enrolado em espinafre, creme de cogumelos e massa folhada e foi ao forno. Foi servido com um molho demi-glace e com um espargo selvagem. Um Wellington disfarçado a pedir menos tempo de forno. Gosto de ver a carne neste prato com as três cores do rosbife, o castanho da caramelização, o rosado e o vermelho do centro. De resto bom de sabores...mas...pedia-se mais (não em quantidade mas em arrojo)

A sobremesa: “Chocomango”
Mousse de chocolate envolta em Chocolate glacé sobre uma bolacha crocante e mergulhado nuns deliciosos flocos, acompanhado de gelado e coulis de manga e decorado com folha de ouro.

Terminámos a refeição com esta sobremesa de combinações de sabores conhecidas mas que funcionam quase sempre....hoje funcionou na perfeição, e o Riso Reserva, que estava de reserva no copo, levou-nos ao riso final. 

No fim de tanto RISO espero ter conseguido descrever com exactidão tudo o que foi confeccionado pelas turmas GPC B4 e GPP A5 (pastelaria) e servido pela a turma GHRB C5.  










Sem comentários:

Enviar um comentário