Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

10/02/2016

Brincadeiras com "Massa Folhada"...

Podia ter feito a massa folhada....mas não fiz, comprei feita! Decidi alegrar e adoçar a tarde chuvosa!
As primeiras experiências foram uma tentativa de recriar os "Pastéis de Feijão", mas depois de dar uma volta pela despensa e pelo frigorífico e acabaram por ser de "Pastéis de grão com Lemon Curd"

Como já alguns devem ter percebido eu não gosto de seguir receitas e apesar de não ser "Master na Culinária" sou criativa e atrevida. Faço quase sempre tudo a olho e os tempos de cozedura e as temperaturas variam conforme o fogão / forno que utilizo. Quando faço pequenas experiências geralmente utilizo o forninho eléctrico e as temperaturas e o tempo que indico podem não ser muito exactas!

Brincadeira nº 1:
Voltando à receita, comecei por juntar o grão cozido passado por uma "peneira" para tirar a pele e ficar em puré, juntei lemon curd e canela e raspa de casca de limão.


Estendi a massa folhada, formei umas tigelinhas, recheei com o preparado e foi ao forno a 220º


Quando achei que já estava a massa estaladiça, retirei e empratei com chantilly!


Brincadeira nº 2: 
Esta não foi  criada por mim...foi só para ver o resultado final, já que estava com a mão na "massa" e tinha maçãs em casa, limitei-me a fatiar uma e cozer ligeiramente, depois...


Cortei uma tira de massa folhada coloquei meias fatias de maçã, enrolei, foi ao forno e o resultado foi este: 


Brincadeira nº3:
Desta vez os elementos que brilharam foram o limão e o gengibre. Ralei casca de limão e gengibre, juntei açúcar branco e sementes de sésamo, barrei a massa folhada e cortei. Fiz formatos diversos, mini-croissants e triangulos abertos e levei ao forno (220º)


Entretanto preparei uma calda com o sumo do limão e vinho do porto branco, quando retirei do forno estas "amostras de gula", coloquei num prato, reguei com a calda e salpiquei com mais sementes de sésamo e...


... o resultado foi um prato vazio em menos de um minuto!

Sem comentários:

Enviar um comentário