Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

22/11/2015

Continuam as fusões... Croácia / Grécia...quem diria!

Uma ementa surpreendente! Se está curioso como nós estávamos, veja o que nos esperava!



De seu nome: "Baklava" de beringela e uva , esta fora de vulgar "Baklava" era um pequeno "Amuse Bouche" com grandes sabores! Envolvido em leve e estaladiça massa filo estava um puré que nos foi apresentado como puré de batata com coentros, mas com um intenso sabor e um travo a morcela...seriam cominhos? seguiu-se um sabor doce...de uva caramelizada. Rebentos de mostarda, bagos de romã, mel e nozes crocantes, parmesão salgado. Que mistura dos céus... foi um bom começo!


Sopa do Mar Croata com Dolmates (ou dolmades) de Arroz (Grécia)
Foi apresentada como sendo um caldo de paprika ? era um caldo muito saboroso, mas não se sentia a paprika. O mar esteve bem representado com robalinho, lulas, polvo e camarão. A rodela de limão em tempura contrastava bem. As tais das dolmates infelizmente não apresentavam grande sabor, mas no conjunto uma sopa 5 estrelas.

Os Gnocchi de batata doce e abóbora,
com picles de abóbora laminada, azeitona
caramelizada, tosta de figo, sementes de
abóbora e pingos de feta cremoso, só
pecou pela avareza do queijo.



























E chegou o prato de carne: Borrego, Raiz de Aipo, Amêndoa e Menta


Um prato imponente... que prometia!
Costeletas de borrego marinadas em mel, muito bem arranjadas, puré de raiz de aipo (Croata) suave tanto na textura como no sabor.  As nozes e amêndoas caramelizadas e picle de cogumelo foram os elementos que mais se destacaram. O "Sponge cake" de espinafres estava muito denso e a gordura pasteurizada... pequenos flocos que se desfaziam na boca, uma sensação diferente!
Enfim, um bom prato que merecia sabores mais fortes.


E finalmente a sobremesa que tanto nos tem agradado ultimamente, desta vez a
Galaktoboureko (Grego: γαλακτομπούρεκο) não foi a estrela, mas era bonita..


Neste caso a massa filo foi substituida por kataifi, também de origem grega, equivalente a "fios de massa filo". O recheio seria de creme de baunilha. A decoração...groselhas.
A trufa de chocolate preto representante da Croácia,  tinha uma uva passa reidratada em ácool, seria Rakija ou Uzo (Grego)? e figo no interior (isto sou eu a adivinhar).
Lágrimas de mousse de frutos vermelhos para finalizar. Um final muito DOCE!

Sem comentários:

Enviar um comentário