Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

26/05/2015

Cozinha Portuguesa (?) Criativa na EHTP - "Culinary Arts"


Hoje não é quinta...pois não, mas a curiosidade fez com que eu fosse apreciar o Menu Final de Cozinha Portuguesa Criativa elaborado pela turma de "Culinary Arts" da  EHTP



 E como sempre valeu a pena, fomos recebidos com primor...
A ementa era variada e apelativa, só estranhei as técnicas utilizadas, pois pensava que ia comer "Cozinha Portuguesa".
Para mim raviolli e risotto soa mais a italiano, sponge cake e crumble também não são lusitanos, mas o que interessa é o sabor...e esse estava lá!

Sei que existiam duas ementas diferentes e sempre convenientemente explicada por um dos dois "Chefes" de serviço.
















Chegaram as vieiras seladas, recheadas com um fino puré (mousse) de maçã, sobre uma telha de ervilhas e com umas gotinhas de molho de aipo, só tenho pena que a telha estivesse sob as vieiras, pois perdeu o crocante. Sendo perfeccionista diria que as vieiras poderiam estar um pouco mais salteadas e "salgadas".


Os raviollis tinham um recheio saborosíssimo de cogumelos e espinafres e a massa, apesar de um pouco grossa tinha folhinhas de orégãos frescos incorporadas...delicioso e aromático!


Chegou o "Bacalhau" (Português) perfeitamente preparado em sous vide (a lascar) e com um sabor puro, salpicado com rebentos de beterraba, sobre uma cama de batata frita palha e cebolada . A acompanhar outro sabor também português...um crumble de enchidos. Considerei este prato muito equilibrado tanto em sabores como em texturas.


E ainda não tinha acabado, logo de seguida foi servido um risotto de espargos e javali,  com espargos brigidos e maça caramelizada de comer e chorar por mais. O doce da maçã e o salgado do parmesão ralado... assim como a cremosidade do risotto foram o melhor momento do dia!


A refeição terminou com um sorvete de lúcia lima coberto com "ar de rum" e com uma rodela de laranja desidratada, sobre um crumble de avelã, regado com água de flor de laranjeira  e rodeado de pedaços de "sponge cake" de chocolate, pequenos e deliciosos merengues com pistáchio. O prato foi alegremente salpicado com leite condensado, coulis de frutos vermelhos, e flores comestíveis.
Tudo bom e bonito... mas eu prefiro salgados!

E quinta feira lá estaremos de novo, sempre à espera de surpresas!

Sem comentários:

Enviar um comentário