Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

12/05/2015

Cabrito assado no forno e a eterna pergunta, "Mas qual a diferença entre cordeiro, cabrito, borrego e anho ?"


Comecemos pela eterna dúvida para muitos comensais.

Mas qual a diferença entre cordeiro, cabrito, borrego e anho?

Logo à partida a ascendência diferente.
O cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro e é da família dos ovinos.
O cabrito é a cria da cabra e do bode, e é da família dos caprinos.
                                                                        (ou seja, são primos)

E o borrego e o anho?

O borrego é um cordeiro com menos de um ano. O anho é... um cordeiro.

A carne do cabrito tem baixo teor de gordura e oferece uma elevada quantidade de proteínas e ferro.     Além disso possui ómega 3 e ómega 6.
O cordeiro tem uma carne mais clara  e macia e possui mais teor de gordura que o cabrito.



Agora vamos ao cabrito que hoje tive o prazer de mais uma vez degustar no restaurante Cantinho do Cabrito em Vila Nova de Gaia. http://www.cantinhodocabrito.com/ 



Já provei este animal em várias excelsas ocasiões, das quais destaco o da "ex-sogra" em forno de lenha  à moda de Baião/Mesão Frio, ou seja, assado a "seco" em cima do arroz e deitado em dois paus de loureiro ( a seco mas bem envolto numa papa de tempero executada com gordura de porco, cebola, alho, hortelã, salsa, pimenta e colorau, um pouco de azeite e sal), receita que faço em casa e sempre com sucesso, Provei também à moda de Amarante, assado no molho e no tempero similar, assim como em alguns restaurantes no Norte que puxam dos colarinhos para realçar a sua receita.

Recentemente, em Figueiró dos Vinhos, tive também o privilégio de provar o famoso cabrito estonado que me deixou saudades e desejos de voltar, e do qual pretendo falar na próxima visita.

Mesmo com este rol de provas caseiras e profissionais, posso seguramente afirmar que este é um dos melhores em tempero, suculência e maciez, devidamente acompanhado pelas belas batatas assadas, arroz de forno e grelos cozidos salteados. Uma calda mais intensa não ficava mal a este arroz, assim como aquela capa "queimada" pelo calor do forno. Não fez sombra ao resto da refeição.


Nunca daqui saí defraudado nas minhas expectativas, e hoje mais uma vez foi bem acompanhado por um tinto do Douro, um Rede de 2011, tinta roriz, touriga nacional e touriga franca, castas que muito aprecio a acompanhar este tipo de refeição.
Foi mais um belo cabrito, num belo dia de calor .

Recomendo aos meus amigos e a todos os apreciadores deste belo animal caprino.







Sem comentários:

Enviar um comentário