Este blog vai ser variado!

Estamos numa de 5 SSSSS - Sabores, Sensações, Sítios, Sugestões e Segredos!

21/04/2015

Papardelle de alecrim e lima, em molho de cachaça com cogumelos e legumes gratinados

Não sei se é possível, mas sinto como se tivesse uma veia italiana.
 Adoro massas! Principalmente as massas caseiras. É fácil de fazer, basicamente junta-se:100gr de farinha + 1 ovo + sal , amassar bem, reservar no frigorífico até usar.
Convém ter uma máquina para esticar a "pasta". Depois, no caso da Papardelle cortam-se fitas com 2 a 3 cêntimetros de largura.

Eu gosto de inventar, por isso na parte final das "passagens" na máquina juntei raspa de lima e alecrim fresco bem picado.


Pasta a ser passada na máquina, já com alecrim e raspa de lima




Pappardelle a secar

Entretanto vá preparando os cogumelos, antes de os rechear com queijo e bacon, passe numa frigideira com azeite, em lume brando, para secar um pouco. O cogumelo deita muita água. Os legumes podem ser "à escolha do freguês", desde abóbora, beterraba, courgete. Eu usei beterraba e abóbora e depois de recheados juntei os cogumelos à assadeira.




Tudo bem salpicado com queijo ralado, azeite e claro...sal e pimenta (ou malagueta)

Comecei o molho de natas, sumo de lima e cachaça e pus os papardelle a cozer. A massa fresca coze muito rapidamente. Escorri ligeiramente e juntei ao molho.


Depois foi só encher um copo de vinho tinto, servir o prato e comer!




Nota: O vinho foi  Montes Ermos (bag in box), da Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, óptimo compromisso qualidade/preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário